Termos técnicos e Curiosidades

Você sabia?


Que uma obra de arte se movimenta?

A tela, o papel e principalmente as esculturas em madeira policromada, são muito sensíveis às variações de umidade relativa e se dilatam e contraem com o aumento ou diminuição da umidade do ar. Essa movimentação é o que causa as rachaduras na madeira, as ondulações no papel e tela, e pode provocar o desprendimento da pintura ou policromia.
 
 Tombar: torre do tombo é um edfício em Portugal onde guardava documentos. Daí veio a palavra ''tombar'' como significado de preservar.

Tipos de tombamentos: IPHAN (federal, tem valor nacional), COEPA(valor estadual), FUNCET (valor municipal) e UNESCO (valo mundial, patrimônio da humanidade), logo se o bem for tombado pela COEPA é de responsábilidade do estado manter a preservação, cuidados/conservação e restauração se preciso do bem.

Catalizador: é tudo que é usado para acelerar o endurecimento.

Craquelê: rede de rachaduras em uma tela, vítima do envelhecimento, pode ser visto como assinatura do tempo, valorizando a obra e tornando-a mais cara.

Pátina: mudanças e alterações que um objeto adquiri durante o tempo, são intervenções necessárias, exemplo: a tela em tecido tem rasgos, e foi necessário fazer a intervenção/restauração.

Santo do pau ôco: os artesões tiravam o nucleo da madeira para que o processo de evaporação da áqua na madeira diminuísse e evitasse que a escultura rachasse, fazendo um ôco na madeira. As pessoas se aproveitavam disso e escondiam dinheiro, ouro entre outros no santo para contrabando,logo no dito popular essa frase passou a significar pessoa fingida.

Perda de suporte numa folha ou manuscrito: tem um furo.

Perda da policromia na folha: á uma parte no tecido em que visualizamos o suporte, ou seja o tecido, provavelmente haveria craquelê e quebra do mesmo, vitimando a perda da policromia(pintura).

Desgaste da policromia na folha: por cima das letras há abrasão(é o ato que faz o desgaste, exemplo: as tintas de caneta de 1880 são de cor preta e muito ácidas)

Shaci: madeira onde esticamos a tela e fixamos com preguinhos na mesma.