sábado, 8 de setembro de 2012

Acondicionamento e higienização de livros

Como guardar livros e higieniza los? fique atenta as dicas:

  Antes de tudo, você deve ficar atendo aos EPI (Equipamento de Proteção Individual) neste caso para higienização em livros, os EPIs são: luvas descartáveis de silicone, pode ser de tecido tbm; mascara; roupa que possa te cobrir os braços e pernas; é necessário o uso de sapatos.

 Antes de guarda-los é necessário passar um pano (flanela) seca na capa, se houver necessidade de limpeza nas folhas (se estiverem com bastante poeira, morfo) o ideal é passar uma trincha de sedas macias, preferencialmente as feitas com pêlos de animais, evite as trinchas de sedas duras; a limpeza é feita folha por folha em movimento de cima para baixo, não em vai e vem, mas com cuidado, pressiona a trincha na parte superior da folha e a escorrega levemente até a parte inferior da folha, onde deve haver um tecido para receber esta sujeira, para que após o termino de sua higienização seja removida com cuidado.. Se houver desgaste de folhas causado por climatização, é necessário fazer uma Velatura (Artigos anteriores deste blog tem uma parte em que detalho as etapas de procedimentos em Velatura).

 Se o livro for do tipo capa grossa que ultrapassa o tamanho das folhas, o ideal e que seja guardado na horizontal, porque se ele ficar na vertical com o tempo o peso/volume das folhas fazem com que desloquem da capa.

 Livros desgastados, sensíveis ao tempo e em mal estado de conservação deve ser guardados separadamente dos que estão em bom estado de conservação, deve-se guarda-los  em uma caixa de papelão ou madeira, mas antes é necessário higieniza-los e passa-los por um processo de detetização) Artigos anteriores deste blog sito formas de detetização). Deve-se guarda-los um por caixa.

Contribua com o conhecimento, doe livros que você não esta precisando lê ou já leu, renove seu volume de livros na sua estante! dica de onde doa-los: em escolas públicas, em associação de moradores, em feira do SEBO e etc.

 Grata por sua atenção e espero corresponder com suas expectativas, qualquer dúvida em que eu possa ajuda-los favor entre em contado com meu e-mail  (na pagina Currículo deste blog), tenho o prazer em reponde-los.

Isabela Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou do Blog?