segunda-feira, 8 de março de 2010

Conservação de acervos museológicos





O curso iniciou em Abril de 2008

  • Estagiei no Museu do Ceará, juntamente com mais 4 amigos do curso,lá catalogamos o acervo de peças numismática (brasões e moedas), na ficha de catalogação colocávamos a descrição da peça, ex: uma moeda de tamanho médio, no anverso uma figura feminina com folhas de louros sobre a cabeça, abaixo da figura a descrição do ano de 1880, no reverso a descrição do número 20... estado de conservação boa, com oxidação devido ao tempo)
  • além do Museu do Ceara estagiamos também no Museu Sacro São José de Ribamar em Aquiraz-ce, lá higienizamos o acervo de obras sacras, esculturas em madeira que estavam em exposição, foi uma boa oportunidade, pois além do relatório do estado de conservação que fizemos das esculturas que estavamos trabalhando, tivemos acesso a ficha de catalogação das obras e pudermos perceber que continham informações novas pra gente e notamos que faltava uma melhor descrição da peça, que acabamos por fazer, isso graças ao prof. Frederico Barros, que durante as aulas práticas nos reforçou bastante para usamos os termos técnicos e descrição da obra.

Relatório das peças que passaram por processo de higienização, no Museu Sacro São Jose de Ribamar- Aquiraz. Dia 08/07/2008

1. Peça: Maria SS. Menina

Técnica: Gesso, policromado.

R.G.: 99. I. 076

INV.: 1.076

Descrição da peça:


Bebê deitado, num berço? Com lençol e travesseiro abaixo da cabeça, travesseiro com detalhes decorativos de flores (pintura), no berço á rosas espalhadas, sobre o bebê, na laterais inferiores. O bebê está vestido com um manto, e amarrado na altura da cintura e nos pés, tem-se na cabeça uma boina com fitilho cor verde e cantos chanfrados, o bebê aparenta um semblante calmo, ingênuo, pensativo.

Análise:

A peça apresenta repintura na área carnal, há quebras nos cantos do suporte, na ponta do berço, na almofada, bastante sujidade nos cantos da peça.


Encaminhamento de trabalho:

Primeiro foi passado a trincha para retirar poeiras e swob umedecido com saliva, para retirar sujeira impregnadas.

2.Peça: São Miguel

Técnica: Madeira policromada

R.G.: 99. I. 027

INV.: 1.027

Descrição da peça:

Anjo de cor clara, com cabelos pretos, com um manto de cores vermelho e brando, com roupa de soldado, e um capacete com bordas um pouco detalhada, e bota mostrando os dedos dos pés. O anjo está em cima de uma nuvem, de cor cinza. Tem azas longas e bastantes coloridas umas 6 tonalidades.

Análise:

A escultura do anjo apresenta uma quebra no braço direito, e em todos os dedos da mão esquerda, há perfuração abaixo do suporte e prox. ao pé esquerdo, tem-se craquelê em toda peça, há um desprendimento do suporte do braço esquerdo; repintura incompleta no suporte, nas nuvens perda da camada pictórica da base; há douramento nas bordas do manto, nas botas e na roupa, tem-se registro de brocas nas azas.


Encaminhamento de trabalho:

Primeiro foi passado à trincha para retirar poeiras e swob umedecido com saliva, para retirar sujeiras impregnadas.



3.Peça: Nossa Senhora das Mecês

Técnica: Madeira policromada com douramento

R.G.: 99. I. 031

INV.: 1.031


Descrição da peça:

Mulher, de cabelos abaixo dos ombros, ondulado na cor marrom; com manto bastante detalhado com florais e dourado; com vestido longo, também bastante detalhado com flores e dourado; na parte inferior da santa tem-se 5 carinhas de anjinhos com azas, tem-se a base pequena, retangular com cantos chanfrados; acompanhada com um suporte retangular móvel de madeira, com pinturas florais e pregos expostos.


Análise:

A escultura da santa, apresenta bastante craquelê na carnação e nas carinhas dos anjinhos, á uma perda da camada pictórica na área decorativa da faixa pertencente ao vestido na parte da frente; á quebra no verso do manto prox. aos ombros, nos dedos da mão direita , bastante sujidade nos rostinhos e perda da camada pictórica; abaixo da base tem-se 4 pregos perfurando e oxidados, camada de algum tipo de cola seca, perda da nomeação sobre um papel adeviso colado abaixo da base; tem-se restos de repintura nos rostinhos dos anjinhos.


Encaminhamento de trabalho:

Primeiro foi passado à trincha para retirar poeiras e swob umedecido com saliva, para retirar sujeiras impregnadas.


4.Designação: São Francisco de Assis
Espécie: Imaginária
Material / Técnica: Gesso/poli cromado
IN: MSSUJ / 99. I. 111

Descrição: Imagem masculina, de pé, posição frontal, a cabeça direcionada á frente. Cabelos em circulo, bigode e barba. Braços flexionados á frente e cruzados, na mão direita um buquê e na mão esquerda um crucifixo. Nas mãos manchas na cor vermelha á feição de chagas; pendente uma faixa com duas pontas.Veste hábito de ordem franciscana na cor marrom, com capuz, a cintura cingida com cordão nordal, pendente no rosário. A perna direita levemente flexionada. Usa sandálias, apóia-se sobre base quadrada.

Estado de Conservação: Sujidade pulverulenta, manchas e perda da camada pictórica, com ares do hábito da cabeça, com uma perfuração no hábito próximo dos ombros.

Características e técnicas: Peça esculpida em gesso e policromada, base de apoio em madeira nas cores verde e preto.

5.Designação: São Luiz Gonzaga

Espécie: Imaginária

Técnica: Madeira / esculpida e policromada.

IN: MSSJR / 99. I. 091

Descrição: Imagem masculina, de pé, posição frontal, cabeça direcionada á frente. Cabelos curtos em estrias com tersuras. Braços flexionados á frente a mão direita segura um crucifixo, a mão esquerda sobre o peito. Usa sobrepeliz branca, sobre sotaina preta, com estola pés em ângulo, com sapatos pretos. Apóia-se sobre base retangular de quinas recortadas.

Estado de conservação: Processo de desagregação das camadas pictóricas, repintura a óleo, com oxidação de purpurina com manchas, tem-se bastante degrade.

Característica e técnicas: Peça esculpida em madeira. Repintura nas cores: branco e preto nas vestes e dos sapatos. Com purpurina. Base de apoio verde com detalhes em pinturas, olhos pintados.


6.Designação: Santa Rita de Cássia

Espécie: Imaginária

Época: provável século XIX

Técnica: Madeira esculpida policromada

IN: MSSJR / 99. I. 051

Descrição: Imagem feminina, de pé, posição frontal, cabeça inclinada para a direita. Véu preto, sobre coifa branca. Braço flexionado á frente dobrados em ângulos , a mão direita sobre o peito. Usa hábito preto com túnica e manto, este preso á frente, caindo sobre os braços e para os lados em plissado. Escapulatório branco á frente da túnica. Sapatos pretos. Apóia-se sobre base retangular.

Estado de conservação: Ruim, falta a mão esquerda. Desagregação e conseqüente perda da camada pictórica em várias áreas. Resquícios de cola na base de apoio, oxidação da carnação, com manchas escurecidas devido a alteração do verniz. Á várias camadas sobre o escapulatório.


7.Designação: Nossa Senhora

Espécie: Imaginário

IN: MSSJR / 99. I. 058

Descrição: Imagem feminina, de pé , posição frontal. Sobre a cabeça véu azul, com dobras sobre os ombros caindo nas costas. Braço esquerdo á frente, a mão espalmada apoiando ponta do manto.Veste túnica azul, com cintura marcada. Manto azul coberto, forro vermelho com decoração fitomórfica estilizada; com ponta em ângulo sobre o braço, lado esquerdo, caindo em curva á frente, e presa sob o braço, lado direito, parte sobre ombro á frente sobre a gola e formando curva sinuosa caindo para o lado. Apóia-se sobre base retangular.

Estado de conservação: Ruim. Perda do braço direito. Sobre a policromia, sujidade pulverulenta, oxidação da purpurina, repintura, quebras na parte superior da base e dos pés. Perfuração exposta, onde tinha o braço direito.

Característica e técnica: Peça em madeira esculpida com policromia nas cores: azul cobalto, vermelho e azul..dos vestes. Decoração com aplicação de purpurina, carnação rosa, olhos pintados, base de apoio na cor rosa.


8.Designação: Santa Tereza

Espécie: Imaginária

Material/ técnica: Madeira/ esculpida policromada

IN: MSSJR / 99. I. 109

Descrição: Imagem feminina, de pé, posição frontal, cabeça direcionada á frente. Véu curto sobre coifa. Braço direito flexionado á frente, o esquerdo para o lado. Veste hábito preto e dourado, cintura cingida por faixa com ponta pendente á frente; orla dourada. Com sapatos pretos, apóia-se sobre base de formato ovóide.

Estado de conservação: Peça apresentando perda de repintura em várias áreas. Faltam a mão direita, parte do punho esquerdo, parte da base de apoio no lado direito, sujidade pulverulenta, bastante craquele, e camada pictórica gorda na carnação.

Características e técnicas: Peça esculpida em madeira, repintura com predominância do preto, com dourado. Carnação bege, olhos pintados, sapatos e base de apoio em preto.


9.(Escultura sem ficha)

Escultura: feminina madeira policromada, com douramento, com uma coroa de aço

IN: MSSJR / 99. I. 017

Descrição: mulher, com as mãos elevadas na altura do busto, na mão direita segura uma taça com hóstia, e na mão esquerda, provavelmente tinha algum objeto móvel. A imagem esta vestida com um vestido longo, e com uma manta na cor vermelha sobre o vestido. Possui uma coroa sobre a cabeça.

Análise: na carnação do rosto apresenta camada pictórica gorda; nas mãos também. Tem-se a perda de dois dedos da mão esquerda e douramento nas mãos. A peça apresenta craquele, coroa oxidada.

OBS: Todas as peças passaram pelo mesmo processo de higienização: trincha para tirar poeiras, e palheta envolvida com algodão e umedecida com saliva para retirar sujeiras impregnadas.





Um comentário:

  1. Estou trabalhando num museu em minha cidade, Caririaçu. O acervo pertence a uma família daqui, onde a história dessa família se confunde com a história da cidade. Estamos no estágio de higienização e inventariação. Para desempenharmos tais funções tivemos uma oficina de Gestão em Acervos Museológicos. A função de inventariar um objeto é muito legal, descrevê-lo e memoriá-lo. Porem, me interesso muito pela área de restauração. Gostaria de saber alguma informação sobre isto, um minicurso, oficina, alguma coisa.
    contato:
    fco.ps@bol.com.br
    (88) 9640 5370
    Obrigado!

    ResponderExcluir

O que você achou do Blog?