segunda-feira, 8 de março de 2010

Azulejos do Sobrado D. Jose Lourenço




Durante a restauração do sobrado, tivemos que refazer os azulejos da fachada do mesmo modelo dos originais,tinham poucos azulejos originais fixados na parede, porem foram fundamentais para copiarmos o modelo e recoloca-los.
O Prof. Emanuel nos ensinou esse ofício de fazer azulejos que é encantador e ao mesmo tempo deve-se ter muita paciência, uma frase comum durante as aulas praticas do Prof. Emanuel '' Gente! não tenham pressa, restauro é um trabalho lento!''.
É importante antes de tudo fazer vários registros em fotografias, da posição e onde os azulejos estão fixados, o estado de conservação que se encontram, uma foto geral, e durante a retirada dos mesmo da parede, mostrando o que usou para retira-los, enfim de todo processo de intervenção. Escrever um breve relatório, contando esses processos de intervenção, histórico do lugar em que os azulejos se encontram, fazer orçamento de materiais e mão de obra, é importante datar um tempo/previsão que o trabalho será concluído.
O processo foi da seguinte forma: retiramos os poucos azulejos que estavam fixados na fachada do sobrado, depois os levamos para uma sala improvisada, porém bastante espaçosa, tiramos o molde, colocamos uma folha de carbono, copiamos todo traço do desenho e depois repassamos a outro azulejo branco e limpo sem resíduo de poeira, em seguida contornamos com um pincel espessura fina todo o traço, a tinta é feita da mistura do pigmento ( geralmente cor azul) com o óleo de copaíba ( mais encontrado em farmácia de manipulação, ou casas de produtos naturais ), a mistura deve ser homogênea , um pouco pastosa, se a mistura estiver fina á risco de ficar craque lada depois da queima, depois de feito todo o desenho no azulejo, deixa secar na sombra por no máximo 24h, depois leva-os para a queima, que é feito no forno a lenha ( é importante contratar um profissional em queima de azulejos, pois se passar do ponto corre risco de perda, de material, tempo e trabalho ) a etapa seguinte é a seleção e limpeza, retirando alguns resíduos com o uso de um bisturi ( as vezes a tinta ultrapassa o contorno do desenho durante o manuseio antes da queima ou durante a queima também pode ocorrer esse risco ) e verificar os que ficaram bons, acondicioná-los de dois em dois de frente um pro outro, se houver condições colocar uma folha vegetal entre eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou do Blog?