quarta-feira, 17 de março de 2010

Relatório de um trabalho de conservação em escultura de madeira

RELATÓRIO

Isabela Rodrigues do Nascimento

Ficha de Identificação

Titulo?

Autor?

Técnica: Escultura em madeira dourada e policromada.

Época: Provavelmente século XX.

Dimensões: Altura 21,5cm; Largura 7,5cm; Profundidade 4,5cm.

Descrição da Peça

Escultura em madeira policromada com douramento no verso, escultura feminina, envolvida com manto em duas cores provavelmente repintada, com um vestido com alguns detalhes de pintura não sendo possível ver o detalhamento. A escultura eleva as duas mãos segurando um manto que provavelmente tinha uma pequena escultura encaixada, a escultura apresenta camadas finas de tinta.

Estado de Conservação

A escultura apresenta quebras no suporte na área do pescoço, no nariz, nos dedos da mão esquerda e há fissura no manto que a imagem segura, e há uma brecha entre aberta no verso da escultura. Na base encontra-se um prego perfurado e oxidado com brechas, em algumas áreas do suporte á emassamento nos cabelos e na base retangular. Não vejo registro de térmitas e nem brocas. A camada pictórica estar desprendida percebe-se visualmente a base de preparação indicando perda da policromia, no suporte á repintura. Há bastante sujidade na peça, umas de fácil retirada e outras impregnadas sendo necessária a limpeza.

Proposta de Intervenção

É preciso fazer uma limpeza química e mecânica; necessita de repintura, fixação do suporte na área da cabeça especificamente no pescoço, reaplicar o nariz, preencher o espaço da madeira no verso que se encontra com abertura, recolocar uma pequena escultura que estar em falta na peça e que tem-se somente os pinos; precisa-se também de nivelamento na base; retirada do prego oxidado na parte inferior da base.

Encaminhamento de Trabalho

Primeiramente foi feito à limpeza mecânica, com o uso de uma trincha nº14 de pelo para tirar a sujidade; whob umedecido com saliva para retirar a sujeira impregnada e aplicação de adesivo composto de duas partes de acetato de polivieno; quatro partes de toluol e oito partes de álcool etílico para reintegração cromática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou do Blog?