terça-feira, 9 de março de 2010

Conservação em telas




O Prof. Frederico Barros, nos ensinou maneiras de conservação em telas, como: detetização, manuseio com a obra, tipos de cunhas, intervençoes em molduras, tipos/modos de fotografia, encherto, termos técnicos entre outros. Nesta foto estou fazendo encherto, o shaci( é a madeira onde esticamos a tela ) de uma tela tinha vários furos, causados por brocas, e pregos oxidados, tinha muitos preguinhos nessa madeira, então para preencher esses furos é usado pó de madeira ( que pode ser comprado em serrarias, ou lixar a própria madeira para estrair o pó ( esse é o processo mais indicado ) e mistura esse pó com cola cascorez, a mistura deve ficar pastosa, depois a colocamos tapando o furo, empurrando com um bisturi para preencher bem, depois secamos com um secador ( esses de cabelo mesmo ) em seguida passamos novamente a lixa para nivelar a madeira.
Na fotografia de cima mostra uma intervenção que fizemos numa tela pequena, que após fazermos a desmontagem da tela, percebemos que os pregos que a esticava no shaci estavam bastante oxidados, que chegaram a oxidar o tecido, houve uma perda de tecido muito grande; depois das intervenções necessárias que a obra passou, para recolocamos tivemos que fixar tiras de tecino nas bordas para estica-la novamente no shaci. É um processo bastante lendo e deve-se ter muita atenção, para não prejudicar a obra, é fixado no tecido da obra, somente os fiozinhos das tiras como se vê na foto, é feita uma mistura de metil celulose com água deionizada para colar os fios no tecido, depois colocamos peso ( tipo prensa ) de um dia para o outro.
Para entender melhor as camadas de uma tela, vou escrever o corte estratigráfico da tela: 1° temos o tecido, 2° por cima a base, 3° tinta ( obra do artísta ), 4° verniz ( fixador )e por ultimo sujidade.
Corte estratigráfico da madeira: 1° suporte de madeira, 2° madeira, 3° encolagem, 4° base de preparação, 5° bolo armênico ( de cores vermelho, verde ou amarelo ), 6° mordente, 7° folha de ouro ou prata, 8° camada pictórica e 9° sujidade.
Corte estratigráfico de gesso: 1° suporte de gesso, 2° gesso, 3° bolo armênico, 4° mordente, 5° folha de ouro ou prata, 5° camada pictórica e 6° sujidade.
Essas camadas é importante saber, devido ao processo de restauração, quando for decapar com o bisturí é necessário que se tenha noção dos processos que uma obra é feita. No caso de decapagem de uma parede, para sabermos qual a cor original, é aquela que está antes do suporte, ou seja, do reboco. quando estamos procurando o original da parede fazemos um quadrado, decapamos dentro desse pequeno quadrado, após aparecer uma cor, fazemos outro quadradinho da mesma espersura logo acima desse e decamamos até obter uma nova cor depois da cor encontrada anteriormente, depois é feito o mesmo processo até chegar ao reboco, no final saberemos quantas camadas de tinta e cores a parede teve.
Exemplo: a pintura que figura uma meretriz feita provavelmente na década de 50 que foi descoberta durante a restauração do Sobrado D. José Lourenço, tinham 6 camadas de tinta acima da pintura da meretriz.
A higienização em tela, obras sacras em madeira ou mesmo concreto deve ser feita, com o uso de um algodão envolvido no suob (palito) e umidecido com saliva (nossa saliva tem ph neutro) ou água deionizada; Durante os trabalhos de higienização pude perceber que com a saliva obtemos melhores resultados. O pó de borracha deve ser usado no reverso da tela ( parte de tráz) sempre com movimentos circulares e lento evitando pressão, se caso houver ferrugem remove-lo com a ponta do bisturi com cuidados.
No processo de detetização: se na madeira da tela, tanto as mouduras, como shaci, se estiverem com ataques de térmitas, deve-se fazer a detetização no processo de formigação : encapsula o objeto e coloca o veneno dentro, ou seja envelopa ( pode ser com saco preto de lixo) e coloca cápsula a base de fosfeto de potássio ( 1 pastilha para 3m3, evitar contato do produto com ferro), depois fecha com fita gomada, e coloca num local seguro por 24h no mínimo, não deve ter brechas, fechar bem. O k'otrine, mata mosca, barata e cupim, encontra-se em casa de produtos veterinários.

Um comentário:

O que você achou do Blog?