quinta-feira, 18 de março de 2010

Patrimônios Mundiais da Unesco (alguns)

Os coyas, os atuais habitantes da quebrada, praticam rituais culturais que derivam das antigas culturas indígenas da região. Suas crenças e ritos, as festas religiosas, a música, os artesanatos e a peculiar arquitetura do lugar são alguns dos atrativos que converteram a Quebrada de Humahuaca em um dos principais destinos dentro da Argentina para o turismo local e internacional.
A Quebrada de Humahuaca, a mais de 1.500 quilômetros ao noroeste da capital argentina, oferece o típico panorama da região andina sul-americana e a riqueza cultural de uma área habitada há 10 milanos.
A Espanha incorpora a sua lista de espaços no Patrimônio da Humanidade as localidades andaluzas de Ubeda e Baeza, declarados por sua dualidade urbana e sua unidade cultural. As construções mais antigas destas duas cidades da província de Jaén, na região de Andaluzia, datam do período da dominação árabe no século IX e da Reconquista, no XIII.
A antiga cidade iraquiana de Asur, às margens do rio Tigre, que entrou em duas listas do Patrimônio Mundial, nasceu no terceiro milênio antes de Cristo. Entre os séculos XIV e IX antes de Cristo foi a primeira capital do império assírio e, como tal, uma cidade-Estado e um cruzamento do comércio internacional. Também era a capital religiosa dos assírios, que a associavam com o deus Asur. A cidade, ao norte da Mesopotâmia, foi destruída pelos babilônios mas renasceu de suas cinzas na era parta, nos séculos I e II.
A inclusão do vale de Bamiyan na lista simboliza a esperança da comunidade internacional em que "nunca se repitam as manifestações de intolerância extrema" como a destruição deliberada dos Budas gigantes em março de 2001, afirmou a Unesco.
A decisão da Unesco de declarar o pintoresco e mítico porto chileno de Valparaíso como Patrimônio Cultural da Humanidade causou euforia e emoção. Os moradores do porto comemoraram a declaração da Unesco com o repicar dos sinos das Igrejas em uníssono com as sirenes dos navios e dos bombeiros, o que deu início a um mês de festejos.

A cidade de Valparaíso, de 600.000 habitantes e que foi o principal porto americano do Pacífico até a construção do Canal do Panamá, é famosa por sua original arquitetura, suas casas sobre as colinas, escadas que apontam para o céu e uns 20 velhos teleféricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou do Blog?