quarta-feira, 10 de março de 2010

Projeto Patrimônio Para Todos


















Turma do Bairro Jardim América.

















Turma do Bairro Conjunto Palmeiras


















Usamos a dinâmica das mãos dadas, pra desatar o nó feito por nossos braços, o objetivo é mostrar a importância do trabalho em grupo; E a dinâmica escravos de jó, pra relembrarmos as brincadeiras populares e tradicionais que estão ficando esquecidas devido a falta de difusão e valorização desse bem imaterial que precisa ser repassado. As crianças e jovens da era tecnológica estão perdendo o contato físico e alegria de brincar e criar com as proprias mãos seus brinquedos.








Definição de cultura segundo os alunos da turma do Conjunto Palmeiras.




















No encerramento os alunos traziam suas caixa de memória, contendo objetos de valor sentimental pra suas vidas, o nosso objetivo é despertar valor ao passado, e mostra-lhes a importância da preservação, seja ela material( tangível ) ou imaterial( intangível ).





Os alunos faziam suas arvores genealógica, o objetivo era mostrar-lhes nossas diversidades. Houve alunos que com o diálogo com os pais, descobriram que eram descendentes de povos do interior, escravos, índios, ciganos...dentre outros.










CATEGORIAS DO PATRIMÔNIO IMATERIAL ADOTADAS PELO IPHAN


Os saberes e modos de fazer são atividades desenvolvidas por atores sociais conhecedores de técnicas e de matérias-primas que identificam um grupo social ou uma localidade.

Ex.: Pesca


As celebrações são ritos e festividades associados á religiosidade, á civilidade e aos ciclos do calendário, que participam fortemente da produção de sentidos específicos de lugar e de território.

Ex.: festas de Iemanjá


As formas de expressão/ Manifestação cultural são formas não-linguísticas de comunicação associadas a determinado grupo social ou religião, traduzidas em manifestações musicais, cênicas, plásticas ou literárias.

Ex.: Repente


Lugares de memória são espaços onde ocorrem práticas e atividades de naturezas variadas, tanto cotidianas quanto excepcionais, que constituem referência para a população.

Ex.: Ponte dos Ingleses


Guardiões da memória são pessoas antigas do bairro que presenciaram fatos importantes para a história do mesmo.


História e lendas (Tem uma postagem especial neste blog)

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