quinta-feira, 11 de março de 2010

Primeira exposição no Sobrado D. José Lourenço





O sobrado do Dr. Jose Lourenço, fica localizado na rua major facundo (antiga rua da palma), número 154/156. Construído por volta da segunda metade do século xix. Primeira edificação em três andares construída em fortaleza.

‘’O sobrado do Dr. Jose Lourenço tem uma especificidade, como chama a atenção o professor Liberal de castro, seus três andares, freqüentes no recife, eram inéditos pelas bandas de cá.’’ ( texto retirado do livro ‘’o sobrado do Dr. Jose Lourenço’’ pág. 8. associação amigos do museu do ceara. Fort. 2007 ).’’

O sobrado é muito rico em detalhes; feito com todo capricho, talvez exigido Dr. Jose Lourenço por ser um médico íntegro e respeitado homem público. Foi deputado da assembléia provincial do ceará por três mandatos: 1838-1839 1840-1841 e 1846-1847. Recebeu, em 1871, o título de comendador da imperial ordem de cristo por serviços prestados á instituição pública, da qual chegara a ser diretor geral interino.

‘’O sobrado além de belo em seus detalhes de florões, azulejos e rosáceos, ele tinha o ar insolene de quem olhava a cidade de cima. Era o mais alto, esguio e, por isso, elegante. Trazia uma escultura em seu topo, da qual restaram vestígios de mármore. Provavelmente uma figura mitológica. Quem haverá de saber? Ficou a base e o enigma de uma esfinge que pede para ser decifrada. ’’ (texto retirado do mesmo livro, pág. 10).

‘’O sobrado teve outras utilidades além de moradia e consultório do Dr. Jose Lourenço, ocupou também: repartição pública, oficina de marcenaria, depósito das casas Colombo, armazém de tecido e bordel ( fascinação e Ubirajara) esse na década de 50.

Azulejos foram refeitos, o mosaico hidráulico era de procedência européia, o lodo cobria os detalhes e engastes, a parti da pintura decorativa interna precisou ser refeita, o tempo corroeu as tábuas corridas e fez interferências que precisaram ser corrigidas para que tivéssemos o sobrado de volta a seu esplendor.” ( tirado do mesmo livro, pág. 11).

Foi restaurado em 2006 pelo governo do estado com patrocínio da oi, através da lei rouanet e parceria da oi futuro. Inaugurado em 31 de julho de 2007.o sobrado hoje abriga salas para exposição, livraria, auditório e café. Funcionará também como centro de formação, oferecendo cursos, oficinas e palestras que valorizem a arte, a cultura e a história do ceará. O restauro do prédio, além de preservar os detalhes originais, revelou fragmentos de pinturas ocultas, ao longo dos anos, por sucessivas camadas de tinta e história.

Desde a inauguração do sobrado ouve algumas atividades: oficina de desenho em azulejos, ministradas por um monitor do sobrado (Edson) e outra de desenho de observação ministrada por um ex-monitor (won helde); no auditório funciona a cada quinzena do mês, reunião dos artistas.

A primeira exposição ‘’ o cariri aqui! “v mostra cariri das artes”. Reuni 70 artistas do cariri cearense expondo: esculturas, relevo, grafite, fotografia, renda, desenho, xilogravura, cerâmica, foto pintura e cordel.

A exposição mostra a diversidade com que os artistas daquela região dominam sobre os aspectos naturais. É um rico patrimônio cultural, que são passados de geração em geração e assim finalizando um trabalho bem feito e de alta qualidade; dentre os artistas temos: João cosmo Félix (nino) 1920-2002, do juazeiro do norte, que fez trabalhos em esculturas em madeira policromada, com temas que me parecem pré-históricos; xilógravuristas: João Pedro carvalho neto, álbum padim ciço do juazeiro 2004, e álbum lampião em Mossoró, ; lira nordestina- vinhetas da tipografia, ; Carlos Henrique, série brincadeiras 2005, ; Airton Laurindo , álbum lapinha de juazeiro, estenio Diniz,Máercio Lopes, francoli, mestre e figuras do juazeiro do norte. cordéis:William brito Geraldo Gonçalves,Carlos Henrique bastinha, Eugenio Dantas, Alcides carneiro de lima e Abrão batista. Família Candido: mestra Maria de Lourdes, Maria Candido, Maria do socorro Candido, Jose Candido Junior, Elias Candido, Fábio Candido, cícera Fonseca e Francisca Candido, trabalhos em cerâmica. Carlos Eduardo Alves, 3 esculturas de rosto, com técnica da argila, crato-ce. Isabel da conceição, cerâmica utilitária, jamacaru-ce. Weudes Lopes, pintura parental. Rômulo Esmeraldo, escultura, ferro soldado e pintado. Antonio Nunes da silva (índio), tronco de madeira esculpido e policromada. Edelsom Diniz, objeto pênsil (tecido, espelho e fitas),crato-ce. Cícero frankarley de Souza, grafite. Servulo Esmeraldo, mural de câmara de ar, 5,50 x 8,80m, Crato-ce. Jose Marcio Nilo pereira filho (Nilo), madeira policromada e xilogravura. Reginaldo farias, santíssima trindade (montagem fotográfica) . Nívea Uchoa, poesia de luz (fotografia). Gilberto morimitsu (giba), série romeiros do padre Cícero, (fotografia). Telma saraiva retratos, (foto pintura). Luiz karimai, tinta óleo sobre tela e madeira (pintura). Junior erre colagem. Samuel de Araújo Gregório (samuka), tinta óleo sobre tela. Pintura. Petrônio Alencar, caneta nanquim sobre papel, desenho. João Bosco Lisboa, redes e calça passada, escultura em cerâmica. 15 artistas diversos, esculturas em madeira e madeira policromada, ao todo 39 peças, (quarto piso, primeira sala). Família Graciano: mestre Manoel Graciano. Filhos, Francisco Cardoso e Cícero Ferreira, neto, edinaldo Graciano, imaginário fantástico vertido para a madeira policromada, 27 peças. Assunção Gonçalves 1958, pintura tinta óleo sobre tela e rendas e bilros, linhas de seda e algodão.

Dentre estas maravilhosas obras de artes, destaco uma que me chamou bastante atenção: são Jorge de Elias Candido, pela riqueza de detalhe, bom acabamento, perspectiva, elementos usados para complemento do tema, dimensão em vários ângulos, desenho de fundo, cores fortes, boa representação e movimento; O autor reuniu tudo isso no quadro escultura.

“Participei do curso ‘‘formação de monitores de exposição” no sobrado Dr. Jose Lourenço, no período de outubro de 2006 á fevereiro de 2007.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou do Blog?